Ciência e pesquisa
1) Para o desenvolvimento desta questão, realize a leitura do texto “O amor é uma falácia”, disponível no site (http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/amorfalacia.htm). São várias as possibilidades de leitura do texto “O amor é uma falácia”, evidentemente que aqui vamos perseguir o foco do conhecimento e da ciência, conteúdos das duas primeiras unidades do material didático. Nesta perspectiva, sugerimos que você leia o texto com atenção e numa sequência única, do início ao final.
a) O conhecimento pode ser entendido como o ato, o processo pelo qual o sujeito se coloca no mundo e com ele estabelece uma ligação (Aranha e Martins, 1999). Considerando os indicativos do texto “O amor é uma falácia” elabore um conceito de conhecimento e destaque (sublinhe, negrite, marque...) no seu texto pelo menos 5 elementos retirados do texto.
Resposta: O conhecimento é o conteúdo adquirido pelo homem, independente da sua inteligência, pois para quem busca há sempre um modo de adquirir ou alguém pra ensinar. Muitos buscam persistentemente o conhecimento na tentativa de encontrar luz na escuridão.
b) No material didático, são abordados os diferentes tipos de conhecimentos. Extraia do texto uma frase correspondente a cada um dos cinco tipos de conhecimento.
Popular - Sabia muito bem a importância que tinha a esposa na vida e na carreira de um advogado.
Filosófico - Quem sabe se em alguma parte daquela cratera de vulcão adormecido que era a mente de Polly, algumas brasas ainda estivessem vivas.
Artístico - Tudo bem. Se você não quer andar na moda, o problema é seu.
Religioso ou Teológico - Santo Pai - exclamou Petey com reverência.
Científico - Eu, por acaso, sabia onde encontrar uma jaqueta de couro preto.
c) Identifique no texto os tipos de falácias mais comuns da lógica do pensamento e apresente um conceito para cada tipo.
- Dicto Simpliciter: Quer dizer um argumento baseado numa generalização desqualificada.
-