Ciencia política
Ciência do latimscientia, traduzido por "conhecimento" refere-se a qualquerconhecimento ou prática sistemáticos.
Em sentido mais restrito, ciência refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tal pesquisa.
Uma ciência exata é qualquer campo da ciência capaz de expressões quantitativas, previsões precisas e métodos rigorosos de testar hipóteses, experimentos reprodutíveis envolvendo prognósticos e mediçõesquantificáveis.
Matemática, Física, Engenharia, Química, Estatística, assim como partes da Biologia, Psicologia, e Economia podem ser consideradas ciências exatas nesse sentido.
Ciências sociais englobam as disciplinas que estudam as sociedades humanas , sua cultura e evolução.
Coube ao filosofo grego Aristóteles (sec.IV AC) cunhar uma definição que imperfeita para os tempos modernos, ainda mantém uma força singular: “O homem é um animal político, incapaz de viver sozinho”.
Estudar a sociedade e seus aspectos políticos, sociais e culturais é o objetivo do curso de Ciências Sociais. As ciências sociais reúnem um conjunto de ciências ligadas às Humanidades, como Antropologia, Sociologia, Filosofia e a Ciência Política.
Para lidar com a complexidade que envolve as relações humanas, hoje o cientista social deve ter uma postura profissional que abarque horizontes amplos de conhecimentos que permitam analisar um mesmo problemasob vários aspectos.
O principal objetivo da Ciência Social, é permitir a compreensão, de que tudo o que acontece no mundo interfere na vida particular dos seres. A grande proporção dos problemas existentes no mundo moderno, tenha relação a não conscientização, de que todos os seres humanos, entendam que suas vidas estão diretamente ligadas aos acontecimentos cotidianos da sociedade.
Ciência é o conjunto organizado de conhecimento EXATO E RACIONAL relativos a determinado fato ou objeto.