Ciencia politica
Caso 1
Conclusão Weber tinha uma concessão do Estado significativamente extremista, isto é o recurso á violência para a manutenção da ordem pública que este faz referência é em várias sociedades um último recurso e não um dos principais aspetos como o próprio Weber indica.
Uma importante instituição que deveria ser indiscutivelmente imposta era a militar, a força militar é um dos principais traços no conceito de Estado segundo este estudioso.
As considerações finais que eu retiro com o desenvolvimento do meu trabalho é que Weber era dotado de um pensamento bastante realista em que o importante era o bom funcionamento de uma sociedade independentemente dos meios usados. Podemos considerar que Weber não “olhava a meios para atingir os fins”. É certo que é através dos serviços administrativos e da sucessiva regulamentação das leis que Weber encontrava o meio para que as pessoas legitimassem o poder e sucessivamente o obedecessem. O Estado tem que se apresentar constantemente aos cidadãos como legitimo para manter a sua validade. Também a burocratização é um meio que o Estado usa para reforçar o seu domínio, domínio este é exercido por grupos sobre indivíduos particulares.
Weber considera que todas estas medidas que referi acima são fundamentais para que não exista a possibilidade de o Estado se tornar numa anarquia.
2 - Resposta: Segundo Weber, é o monopólio do uso legitimo da força física sobre todos os indivíduos que integram uma sociedade, ou seja, o estado é controlado e dominado no sentido efetivo da lei. Portanto, somente o Estado detém o poder e representa a forma máxima de organização humana, nenhum outro grupo tem o direito de exercer o Poder utilizando-se da força física, pois o Estado é o único que detém a