Ciencia politica
DEMOCRACIA
Desde sempre a democracia foi vista de forma negativa. “Democracy is the worst form of government except all the other forms that have been tried from time to time.” – Winston Churchill speech 1947. No entanto, actualmente somos todos democratas. Os liberais, conservadores, comunistas, socialistas, anarquistas, e até os fascistas estão ansiosos por proclamar as virtudes da democracia e demonstrar as suas próprias credenciais democratas.
De facto, com a queda dos maiores sistemas ideológicos no final do séc. XX, a chama da democracia pareceu estar a arder com maior potência ainda. Quando as atracções do socialismo desvaneceram, e os méritos do capitalismo entraram em acção, a democracia foi o único princípio estável do panorama político pós-modernista.
Democracia é o “governo das pessoas, pelas pessoas e para as pessoas”.
Características:
* Princípio de igualdade política: noção de que o poder político deve ser distribuído tão largamente quanto possível. No entanto, são estabelecidas algumas restrições, tais como a exclusão das crianças, pessoas com distúrbios a nível psicológico e criminosos da política.
A democracia pressupõe a participação das pessoas na política. Existem diversas formas dessa participação:
No caso da democracia directa, a participação do povo implica um envolvimento contínuo e directo do mesmo na tomada das mais diversas decisões, através de referendos, mass meetings, etc. * Vantagens: * Aumenta o controlo que os cidadãos podem exercer sobre o seu próprio destino, sendo a forma mais pura da democracia; * Cria uma sociedade melhor informada e politicamente mais sofisticada; * Permite ao público expressar o seu ponto de vista sem ter de depender de um grupo de pessoas eleitas chamadas de políticos; * Garante que o governo é legítimo no sentido em que as pessoas são mais aptas a aceitar decisões que elas próprias fizeram.
Democracia representativa é uma forma limitada