Cuidado pastoral em situações específicas
DANIEL FERREIRA DE SOUZA
CUIDADO PASTORAL EM SITUAÇÕES ESPECÍFICAS
LONDRINA 2012 DANIEL FERREIRA DE SOUZA
CUIDADO PASTORAL EM SITUAÇÕES ESPECÍFICAS VALIDAÇÃO DE CRÉDITOS E DIPLOMAS
Trabalho apresentado a Faculdade Teológica Sul Americana como exigência parcial da disciplina Cuidado Pastoral em Situações Específicas.
LONDRINA 2012 1 – Qual o sentido e a relevância da doutrina da graça para o cuidado pastoral? Quando Jesus trata com as pessoas que sofrem, não distingue as que sofrem em decorrência das suas próprias atitudes das que sofrem sem ter causado seus próprios males, as ama de forma igual e procura consolar e ajudar ambas em sua situação específica, contudo tratando-as sempre de forma personalizada e individual, nunca de forma generalizada. Jesus, o bom pastor, portanto nos serve de mote em nosso ministério, tanto no que diz respeito aos procedimentos quanto no olhar que precisamos ter para com os que experimentam situações de sofrimento. Jesus se compara aos presos, aos doentes, aos famintos e injustiçados, não se colocando, entretanto no lugar de reis e de políticos, ou ainda de abastados, mas comparando-se exclusivamente aos miseráveis. Ainda certa feita disse que não veio para os sãos e sim para os doentes, será que atualmente teríamos mais pastores que desejam pastorear os supostos “sãos” em detrimento do cuidado para com os doentes citados anteriormente?
“Igreja é um hospital para pecadores, não um museu para santos” (Abigail Van Buren, ou Morton Kelsey, existem divergências)
"E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim,