Aconcelhamento
–
Capítulo I
O atual desafio da Poimênica e do Aconselhamento Pastoral.
O texto inicia com a citação de uma interessante parábola do posto de salva-vidas contada por Theodore Wedel retratando a situação de muitas igrejas que começam bem a sua missão e perdem a noção de seu propósito no meio da caminhada. O primeiro desafio atual citado por Howard J. Clinibell para a poimênica e o aconselhamento pastoral é a irrelevância das necessidades das pessoas para a igreja nos últimos tempos. Ainda destaca a necessidade da comunidade de f ter uma linguagem de relacionamentos para tr atar com vidas e comunicar o evangelho.
Para o autor o aconselhamento pastoral é uma coluna da igreja que mantém de pé seus relacionamentos fazendo reconciliações constantes na vida das pessoas e lutando pela preservação do amor. A poimênica proporciona à Igreja relacionamentos profundos que capacitam pessoas para a cura, libertação e crescimento de seu próximo. À semelhança do convívio de Jesus com seus discípulos, é no interior da comunidade de fé que surgem as situações para o tratamento de vidas.
Clinibell fala sobre a renascença contemporânea com satisfação pelas pesquisas e descobertas da psicanálise, principalmente pela aceitação pela Igr eja a estes recursos no acompanhamento dos problemas humanos até então tratados apenas espiritualmente. O interesse pela psicologia aliada à ação pastoral tem crescido a cada dia e vários grupos ou instituiçes têm sido formados para esta área específica da missão. A abertura da teologia para a psicologia tem dado relevantes contribuições ao ministério pastoral principalmente quanto à autocompreensão ou auto-imagem do/a pastor/a e sua função como conselheiro/a.
A partir desta aliança entre conhecimento teológico e técnicas da psicanálise muitos equívocos foram evitados no seio da igreja. Há