Origem da migração em áfrica
1 – INTRODUÇÃO
2 – DESENVOLVIMENTO
– ORIGEM
– CONSEQUÊNCIAS
INTRODUÇÃO
O sentido de migração está em trocar de região, país, estado ou até mesmo domicílio. É algo que já acontece há muito tempo atrás, desde o começo da história da humanidade. Migrar faz parte do direito de ir e vir, que consta na constituição. Porém essa questão da migração envolve muita polémica, que gira em torno das condições em que ocorrem esses processos migratórios: se de um modo livre, que assim está se exercendo este direito ou se de modo obrigatório, que tende a realizar interesses políticos e económicos desumanos, visando sempre o capital, sendo algumas vezes nacional e outras estrangeiro, marcando cada vez mais esse enorme abismo que existe entre o mundo da riqueza e o mundo da pobreza.
DESENVOLVIMENTO
A origem das migrações em África
Nas suas origens naturais ,podem referir-se as migrações do homo erectus , depois seguidas das do homo sapiens, saindo de África , através da Euro ásia , sem duvida ,usando algumas das rotas disponíveis, pelas terras, para o norte dos Himalaia, que se tornaram posteriormente a rota da seda, através do estreito de bering.
Sob forma de conquista , a pressão das migrações humanas , afectam as grandes épocas da história (e.g. a queda do império romano no ocidental);sob forma de migração colonial, transformou todo o mundo ( e.g. a pré-história dos povoados da Austrália e Américas).
A migração forçada, tem sido um meio de controle social, dentro controle social, dentro de regimes autoritários , mesmo sob livres iniciativas, é o mais poderoso factor, no meio social de um pais (e.g. o crescimento da população urbana). Incluem-se neste caso as migrações pendulares referidas abaixo e também as grande imigrações, em que os migrantes se fixaram nu pais diferente , trazendo sua cultura e adoptando a