Ensaio cbr
(Fernando França, DE – FEM Unicamp, ffranca@fem.unicamp.br)
Como uma introdução geral ao Curso de Sistemas FluidoTérmicos, EM-672, vamos rever alguns conceitos fundamentais da Termodinâmica, para que nossa base de trabalho se padronize. E o primeiro destes conceitos é a energia:
Energia
A energia é uma palavra de origem grega (enéryeia), que significa força em ação, isto é, capacidade de produzir trabalho. É o objeto comum de nosso curso, está associado a todos os temas aqui tratados: controle térmico de ambiente (calor e frio), máquinas térmicas (combustão, expansão, pressão), sistemas fluidomecânicos (energia hidráulica, energia cinética, pressão, dissipação) e geração e distribuição de vapor (combustão, pressão, calor). Assim, a energia é um conceito da antiguidade, de certa forma associado à realidade mitológica grega. Os gregos e outras culturas antigas usavam mitos para explicar os fenômenos naturais que eles observavam, e há uma clara relação entre os deuses gregos e as diferentes formas de energia:
Som Echo Luz Narciso (reflexão) Calor Prometeus Crescimento Perséfone e Demeter Movimento Hermes Eletricidade Zeus
O primeiro a estabelecer o conceito foi Aristóteles, em meados do século IV AC, em Metafísica. Ele explicou a relação entre a capacidade ou potencial de fazer e sua efetiva realização. Entre o potencial e a realização, há o movimento. E movimento significa mudança de qualidade de um estado, crescimento ou degeneração e deslocamento. O conceito, desde então, esteve presente na filosofia. Posteriormente surgiu a eficiência, (enérgema), isto é, a qualidade da realização do potencial. Interessante observar que o conceito filosófico de poder e potência (energia na unidade de tempo) ganha corpo somente no século XVIII, par e passo com a Revolução Industrial, a invenção das máquinas a vapor e dos grandes teares. Um dos filósofos modernos a tratar do poder (being), na