Ensaio cbr
A capacidade de suporte de um solo compactado pode ser medida através do método do índice de suporte, que fornece o “Índice de Suporte Califórnia - ISC” (California Bearing Ratio - CBR), idealizado pelo engenheiro O. J. Porter, em 1939, no estado da California - USA.
Trata-se de um método de ensaio empírico, adotado por grande parcela de órgãos rodoviários, no Brasil e no mundo. O objetivo do ensaio é determinar – o índice de suporte Califórnia (CBR) e – a expansão (E)
O ensaio CBR
Consiste na determinação da relação entre a pressão necessária para produzir uma penetração de um pistão num corpo de prova de solo, e a pressão necessária para produzir a mesma penetração numa mistura padrão de brita estabilizada granulometricamente. Essa relação é expressa em porcentagem.
O ensaio pode ser realizado de duas formas: – moldando-se um corpo de prova com teor de umidade próximo ao ótimo (determinado previamente em ensaio de compactação) – moldando-se corpos de prova para o ensaio de compactação (em teores de umidade crescentes), com posterior ensaio de penetração desses mesmos corpos de prova, obtendo-se simultaneamente os parâmetros de compactação e os valores de CBR
Energias de compactação para o ensaio CBR
Procedimento ▪ Ensaio de um corpo de prova, na umidade ótima: – Moldagem do corpo de prova: • No dia anterior à moldagem, retirar duas amostras do solo acondicionado em saco plástico. As amostras devem ser colhidas em cápsulas de alumínio, pesadas e levadas à estufa; • No dia do ensaio, inicialmente deve-se determinar o teor de umidade em que o solo se encontra, pesando-se as amostras secas; • Calcular a quantidade de água a se acrescentar, para que o solo atinja a umidade ótima; • Para realização do ensaio na energia normal, a compactação deve ser realizada em cinco camadas, com 36