Arte barroca
A PINTURA * A disposição dos elementos na tela, geralmente na diagonal. * As cenas representadas envolvendo um acentuado contraste do claro-escuro, intensificando a expressão dos sentimentos. * No tema o barroco voltou-se para a religiosidade, a vida da nobreza e do povo simples. * Valorização das cores e a contraposição de luzes e sombras tinham importância no estado de espírito do homem. * Temas religiosos eram pintados com bastante freqüência na pintura, escultura. E também pinturas de pessoas simples no seu cotidiano. * Elementos eram dispostos de maneira pouco assimétrica, organizando de uma maneira na diagonal.
Tintoretto: a intensidade da luz e da cor.
- Pintou temas religiosos, mitológicos e retratos. Sempre com duas características: o corpo das figuras é mais expressivo que o rosto, a luz e a cor têm grande intensidade. Para Tintoretto um quadro devia ser visto inicialmente como um conjunto depois deviam ser percebidos os seus detalhes.
Caravaggio: a beleza não é privilégio da aristocracia.
- Ele não se interessou pela beleza clássica, ele procurava seus modelos entre as pessoas do povo, para ele havia identificação entre beleza e a classe aristocrática. O que bem caracteriza caravaggio é o como ele usa