Ciencia Politica
– Teorias sobre a origem da sociedade:
1. Sociedade natural
2. Ato de escolha => contratualismo
1. Sociedade natural
O primeiro a afirmar que a sociedade surge da própria natureza humana foi Aristóteles, ao dizer que o homem é um animal político, ou seja, precisa viver em sociedade para desenvolver sua plenitude. Por outro lado, aqueles que vivem à margem da sociedade são os de natureza vil.
Posteriormente, no século I a.C., Cícero afirma que o homem para bem viver procura o apoio comum, pois isto é da sua natureza.
São Tomás de Aquino compactua da mesma ideia, afirmando ser o homem um animal naturalmente político, que só vive à margem da sociedade quando extremamente superior aos demais homens, quando tiver anomalia mental, ou quando houver um acidente que o distancie (exemplo: náufrago).
Na atualidade, Ranelleti afirma que o homem, em qualquer época ou estado de civilização, sempre é encontrado vivendo socialmente, portanto, é da sua natureza o agrupamento. A associação de humanos é condição essencial da vida do homem, pois somente assim pode suprir suas necessidades, preservar melhor a si mesmo e conseguir atingir os fins de sua existência.
O que diferencia as associações humanas das dos demais animais? Para Aristóteles, somente o homem sabe discernir o certo do errado, tem conceitos de justiça e portanto somente o homem é capaz de criar o Estado. Os demais animais reúnem-se por instinto, o homem porque é de sua natureza (necessidade) e vontade (raciocínio).
- Política - O homem é um animal político4, Aristóteles:
“É evidente que a cidade faz parte das coisas naturais, e que o homem é por natureza um animal político. E aquele que por natureza, e não simplesmente por acidente, se encontra fora da cidade ou é um ser degradado ou um ser acima dos homens, segundo Homero (Ilíada IX, 63) denuncia, tratando-se de alguém: sem linhagem, sem lei, sem lar.
Aquele que é naturalmente um marginal ama a guerra, e pode ser