ciencia politica
THOMAS HOBBES
¨Leviata¨- 1651 – Inglaterra
O Estado esta se definindo, ai chega a monarquia absoluta. A sociedade vai se movimentando através da burguesia contra o poder concentrado dos reis. E preciso ter uma lei.
Thomas Hobbes quer um estado soberano, todos tem que estar sobre as ordens de um soberano. Hobbes e um contratualista pois afirma que a sociedade surge através de um pacto ou contrato. A sociedade surge através de um contrato.
Os contratualistas são todos aqueles que afirmam que a sociedade surge através de um contrato ou pacto.
A vida é uma lei ou direito natural. O homem vivia em estado de natureza, se uniu e criaram o Estado.
O HOMEM ARTIFICIAL É O ESTADO.
LEVIATÃ
1. ESCAMAS: são todos os homens que fizeram o ¨pacto¨ que deu poder ao soberano, ilustração do poder real, buscando segurança Hobbes diz: ¨o governo absoluto havia sido estabelecido pelo próprio povo¨.
Espada: representa a força, não basta o regimento politico.
2. COROA: sistema politico defendido, a Monarquia, a coroa é usada para fazer alusão ao líder politico, rei ou monarca.
3. ESPADA: na mao direita do rei, simboliza forte justificativa para a formação do absolutismo, segurança(exercito nacional). Hobbes diz que: ¨O povo renuncia tudo em troca do grande dom da segurança.¨
4. CETRO: na mao esquerda simboliza poder do soberano do monarca, o monarca absolutista acumulava os poderes políticos(executivo, legislativo e judiciário) e econômico(medida mercantilista) e com apoio da Igreja(controle social)
5. PROPORÇAO(Tamanho) é a figura do rei, poder real, a figura fica acima, e a sensação da autoridade monarca que alcança todo território nacional, ideia de um controle estabelecido que podemos chamar de governo.
REVISÃO GERAL:
Matéria, forma e o poder de um Estado eclesiástico e civil. Hobbes critica a igreja, porque obediência a religião é obediência ao Estado.
O HOMEM ARTIFICIAL É O ESTADO.
A