Sifão
O objetivo desta experiência é transportar o líquido, de um recipiente elevado, para um que está embaixo. Os materiais utilizados foram:
Água
Uma mangueira ( de PVC )
Dois recipientes
Algo para elevar um dos recipientes
Corante (opcional)
O procedimento de montagem desta experiência foi, encher um dos recipientes com água, e colocar corante. Logo após, colocamos um pote, para elevar este tal recipiente, para assim dar um fluxo maior. E o outro recipiente ficou em baixo, e com a mangueira de PVC, ficou entre os dois recipientes.
O que nos serviu de base, para está experiência, foi uma forma de levar um liquido de um nível para outro, e para isto pegamos um vídeo, que serviu como embasamento teórico. Desta forma, podemos entender que o Sifão serve para fluir um líquido de um recipiente para outro em nível inferior.
O sifão consiste em um tubo recurvado em forma de “U”, com o qual se faz fluir um líquido de um recipiente para outro em nível inferior. Para utilizá-lo, enchemos o tubo com líquido e mergulhamos o ramo menor no recipiente mais alto.
Como no ramo menor do sifão a pressão é maior do que no ramo maior, ocorre então um fluxo de líquido do segmento de maior pressão para o de menor pressão. Por isso líquido deixa o recipiente de maior altura e migra para o recipiente de menor altura, até que o nível de ambos coincida. Utilizamos este princípio quando desejamos tirar gasolina do tanque de um carro para abastecer outro.
Enche-se uma mangueira com o líquido, tampando-se uma das extremidades e recurvando a mangueira até que o lado fechado fique em nível inferior ao tanque. Quando abrimos a extremidade, a gasolina do tanque escoa para fora.