Demi
Resumo
Este artigo faz uma abordagem histórica das letras de música. E a partir desse foco mostra, teoricamente e na prática, as várias possibilidades de exploração didática desse gênero textual, tendo como teorias norteadoras a linguística textual, a AD (análise de discurso) e Semântica Argumentativa.
Palavras-chave
Música – contexto social – textualidade.
Abstract
This article makes a historical approach to the lyrics. And from this focus shows, theoretically and in practice, the various possibilities of holding this kind didactic text, and as linguistic theories guiding the textual, the DA (Discourse Analysis) and Semantics of Argument.
Keywords:
Music – Social Context - Textuality
Introdução
A música faz parte de um processo comunicativo e nesse prisma, percebe-se uma espécie de circularidade. Ela é um código criado por um emissor-compositor, que utiliza um intérprete para atingir o receptor-ouvinte e, assim, veicular uma mensagem carregada de um conteúdo ideológico que afeta direta ou indiretamente outras composições.
No entanto, apesar de ser uma maneira de construir e representar um mundo (língua) a partir do som e a respeito dele (paisagem audível), a música possui seus subterrâneos nos quais rigor e beleza aliam-se ao conhecimento e
1à visão de mundo adquirida pelo homem em sociedade, portanto, ela vive em constante mutação.
Quando nos detemos na análise de letras de músicas populares do nosso país, percebemos que a produção de letras de aproximadamente 20, 30, 40 anos atrás apresenta profundas diferenças em relação às escritas hoje em dia.
As composições de cada época evidenciam os valores culturais do período, representados pela linguagem do momento. Dessa forma, a ideologia contida nas letras vem de encontro com o estilo musical