Ciencia do ambiente
1.1 O QUE É SUSTENTABILIDADE
“A sustentabilidade é um conceito que diz respeito à continuidade, que tem como objetivo atender as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades”. (Nações Unidas, Nosso Fórum Comum, 1987).
“Para ser sustentável, qualquer empreendimento humano deve ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito”. (PAULA, 2007). Deve-se respeitar o meio ambiente, aproveitando seus recursos sem castigá-lo, viável economicamente para conseguir ser implantável e competitivo, respeitar os cidadãos, visando o bem estar da sociedade preservando-a, e culturalmente aceito, devendo ser um formador de boas opiniões e tendências.
Apesar desse conceito de sustentabilidade parecer bastante óbvio, não é posto em prática pelas pessoas, empresas e governos. São as pessoas que não têm consciência e poluem o meio ambiente com lixo, desperdiçam a água e luz todos os dias por não ter a cultura de preservar os nossos bens esgotáveis. São empresas que poluem impunemente, porque se elas deixarem de poluir não ganharão tanto dinheiro e são os governantes que não aprovam leis e não traçam os objetivos pensando no bem estar da sociedade e do planeta.
O problema é que juntamente com o desenvolvimento da sociedade, aparecem grandes vilões que poluem as nossas águas, nossas terras e nosso ar, diminuindo nossa qualidade de vida. Para o desenvolvimento ser completo, ele deve crescer em conjunto com a palavra preservação, para se ter um crescimento consciente, pois uma coisa depende da outra, que irá gerar a etapa subseqüente. Se desmatarmos mais do que a capacidade que a natureza tem de se renovar, estaremos causando um impacto no ecossistema (fauna e flora), diminuindo a absorção de gás carbônico que essas florestas estavam absorvendo, assoreando os nossos rios, erodindo o