Virtualização
Campus Araquari – SC
Danilo Cesar Santos
Fernando Henrique Ocubo
Patrick Reis
Wellington Willian Soares dos Santos
Natalie Tino
Virtualização
1. Introdução
Virtualização é uma simulação/emulação de sistemas ou aplicativos, essa simulação é muito utilizado por empresas visando o corte de custos e assim o aumento dos lucros.
2. Virtualização
A virtualização nada mais é do que uma técnica que permite colocar uma aplicação ou um sistema operacional dentro de outro sistema, que proporciona o uso de tais aplicações sem acesso físico a tal aplicação ou ao local onde estão guardados.
Existem basicamente 3 tipos de virtualização: Virtualização de servidores, de desktops e de aplicações. Virtualização de servidores se trata da utilização de máquinas virtuais para armazenar e reproduzir sistemas operacionais e/ou suas aplicações, segundo Monte (2009), “Cerca de 42% das empresas de médio e grande portes instaladas no Brasil já aderiram à virtualização de servidores”. Virtualização de Desktops seria a capacidade de usar vários desktops virtuais a partir de um servidor físico. Virtualização de
Aplicações consiste em utilizar aplicativos que não foram instalados na máquina física.
3. Vantagens e Desvantagens
As máquinas virtuais são muito usadas nas empresas por possuírem vários benefícios, entre eles:
Redução de custo: Sem a necessidade de comprar várias máquinas para rodar vários sistemas há uma economia em relação a compra de máquinas físicas e manutenção de tais máquinas, pois com as aplicações virtualizadas não é necessário o uso de muitas máquinas físicas.
Gerenciamento centralizado: Uma máquina física gerenciando várias máquinas virtuais.
Redução nos gastos com energia: Com o uso de menos máquinas físicas, a necessidade de energia é reduzida e portanto gastasse menos com energia para manter as máquinas funcionando.
Aproveitamento de espaço: Utilizando menos máquinas físicas, o espaço
para