ciencia descoberta
1 Resposta • Programação e Design
Melhor resposta (Escolhida pelo eleitor)
A Ciência e a Física não é apenas uma coleção de leis, um catálogo de fatos não-relacionados entre si. É uma criação da mente humana, com seus conceitos e idéias. As teorias físicas tentam formar um quadro da realidade e estabelecer sua conecção com o amplo mundo das impressões sensoriais. Assim, a única justificativa para as nossas estruturas mentais é se e de que maneira as nossas teorias formam tal elo.
Como o objeto da Física é o estudo da natureza, seus métodos, fundamentos teóricos e objetivos epistemológicos estão em relação direta com as concepções que se têm de seu objeto, isto é, da natureza. O que equivale a dizer que, ao menos do ponto de vista histórico, como acontece com qualquer área do conhecimento, há um certo relativismo teórico que permite reconhecer, em diferentes épocas, diferentes modos de conceber a ciência.
Nesse sentido, pode-se falar que a Física que nasce com Aristóteles no século III a. C., ocupa-se da "substância que tem em si mesma a causa de seu movimento", conforme escreve o filósofo grego em sua Metafísica, VI, 1, 1025 b 18, isto é, a Física é uma teoria do movimento.
Essa concepção mantêm-se viva até as origens da ciência moderna, no Renascimento, quando se dá uma grande transformação no conceito de natureza e de suas relações com o homem, através do conhecimento.
De ordem objetiva, esse conceito nos apresenta a natureza escrita em caracteres matemáticos, destituída de finalidade, absolutamente necessária em termos lógicos e epistemológicos, quer dizer, objetivamente verdadeira e tangível através dos experimentos científicos.
Desse modo, a descrição substitui a explicação como tarefa da Física e a formulação de suas leis segue rigorosamente o paradigma racionalista do reducionismo lógico: há objetivamente uma ordem natural das