thomas kunh
Este presente trabalho é sobre Thomas Kuhn, mais concretamente sobre sua revolução cientifica.
Tenho como objetivo mostrar parte dos estudos de Thomas Kuhn e as sua conclusões.
Está organizado em 3 partes. Na 1 parte encontrara uma breve resumo de sua biografia. Na 2 parte falarei sobre seu estudo. Na 3 parte mostrarei o que Thomas Kuhn concluiu com seu estudo.
Thomas Kuhn foi um físico norte-americano e estudioso primordial no ramo da filosofia da ciência. Foi importante na medida em que estabeleceu teorias que desconstruíam o paradigma objetivista da ciência.
Nasceu em Cincinnati, Ohio. Ingressou na Universidade de Havard, onde fez curso de física. Desta faculdade, recebeu o título de mestre e doutor, foi um pesquisador da Filosofia da Ciência que defenderam o contexto de descoberta, o qual privilegia os aspectos psicológicos, sociológicos e históricos como relevantes para a fundamentação e a evolução da ciência. Assim, Kuhn tenta desenvolver as suas teorias epistemológicas num contato mais favorável com a história da ciência.
Kuhn percebe que, de fato, as explicações tradicionais da ciência, o indutivismo, o falsificacionismo, não resistem à evidência histórica. Nesse sentido, Kuhn vê o progresso científico implica a abordagem de alguns conceitos fundamentais: "paradigma", "ciência normal", "anomalia",e "Ciência extraordinária".
Paradigma: Para Kuhn as ciências evoluem através de paradigmas que são modelos de mundo universalmente conhecidos que fornecem problemas e soluções para uma comunidade cientifica.
Exemplos de paradigmas: A física de Aristóteles é um bom exemplo de paradigma já que sua teoria foi aceita por mais de mil anos.
Ciência Normal: Define o período durante o qual se desenvolve uma atividade científica baseada num paradigma. Esta fase ocupa a maior parte da comunidade científica, consistindo em trabalhar para mostrar ou pôr à prova a solidez do paradigma no qual se baseia.
Anomalia: Uma anomalia consiste na