Ciencia da administração Taylor Fayol e Ford
FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS, ADMINISTRAÇÃO E CONTÁBEIS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Escola da Administração Científica e a Teoria Clássica da Administração
Disciplina: Teoria Geral da Administração I
Professor: Nelson Germano Beck
Acadêmico: Lucas Moretti da Costa
Casca, Agosto 2013
BIBLIOGRAFIA E OBRA TAYLOR
Frederick Winslow Taylor (1856-1915) Fundou a Administração Científica, nasceu na Filadélfia, Estados Unidos, de uma família de princípios rígidos foi educado com forte mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança. Iniciou a carreira como operário na Midvale Steel Co, passando a capataz, contramestre, até chegar a engenheiro, se formou pelo Stevens Institute. O motivo que levou Taylor a estudar o problema de produção para que patrões e empregados se entendessem, foi o de que os patrões queriam ganhar nas costas dos empregados, e eles por sinal reduziam o trabalho para contrabalancear o pagamento por tarefa dos patrões.
Primeiro Período de Taylor Corresponde a época de publicação de seu livro “Shop Management” (1903), que tratava sobre as técnicas de realização do trabalho, por meio do Estudo dos Tempos e Movimentos. Taylor teve um paciente trabalho pois analisou cada movimento dos trabalhadores para aperfeiçoá-los. Concluiu o operário que trabalhava mais ganhava o mesmo que o trabalhava menos e isso o deixava desmotivado por isso da necessidade de pagá-los de acordo com sua produção.
Segundo Período de Taylor Além da racionalização do trabalho deveria ocorrer uma estruturação geral pra tornar-se coerente sua aplicação nas empresas. Para Taylor, as industrias de sua época sofriam de três males. - Os operários trabalhavam em um nível de produção muito abaixo de sua capacidade. - Os chefes das empresas desconheciam a rotina de trabalho e o tempo para ser realizado. - Os trabalhos eram sem um padrão definido não tinham uma técnica para realiza-los. Para Taylor