As principais idéias de Taylor Fayol e Ford
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CRISTIANE ELISABETE FERRAZ DA SILVA
PRINCIPAIS IDÉIAS DE TAYLOR, FORD E FAYOL
OURINHOS
2014
2
CRISTIANE ELISABETE FERRAZ DA SILVA
PRINCIPAIS IDÉIAS DE TAYLOR, FORD E FAYOL
Trabalho apresentado no curso de graduação ao Claretiano – Centro Universitário. Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis
Profª. Vanesca Ribeiro Faria.
OURINHOS
2014
3
1. INTRODUÇÃO
O propósito do presente artículo é fazer uma exposição, analise e comparação dos princípios clássicos da administração, segundo as principais idéias de Taylor, Ford e Fayol, principais precursores da teoria administrativa.
Também vai ser destacado as contribuições mais significativas à ciência administrativa, com o aporte valioso destes grandes personagens.
4
2. FREDERICK WINSLOW TAYLOR
Frederick Winslow Taylor (1856-1912) engenheiro da Filadélfia foi considerado por muitos “ o pai da administração científica” graças aos seus trabalhos sobre o desenvolvimento inicial da administração. Seus principais estudos se enfocaram em conhecer os problemas e atitudes dos trabalhadores para aumentar a eficiência na produção. Em seus princípios se afirma o uso da ciência, a cooperação em grupo, alcançar a produção máxima e o desenvolvimento dos trabalhadores.
Em seus trabalhos, Taylor, deu ênfase sobre a importância dos princípios administrativos que devem reger em toda organização, tais princípios, segundo ele, se baseia em um enfoque científico da administração.
Se enumera aqui um resumo dos princípios da gerencia científica formulados por
Taylor, os quais a pesar de terem sido publicados a mais de 85 anos não se encontram muito longe das crenças fundamentais do administrador moderno:
Principio de Planejamento: Substituir no trabalho o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírico - pratica, pelos métodos baseados nos procedimentos científicos. Substituir a