A cidade - Ana Fanni
Professora Titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Possui Graduação e Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (1975). Possui título de Mestrado (1979), Doutorado (1987) e Livre-Docência (2000) em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Foi professora convidada na Universidade de Barcelona (Espanha) e na Universidade de Buenos Aires (Argentina). Atualmente coordena o Grupo de Estudos em Saúde Publica sobre São Paulo (GESP), o Labur Edições no Laboratório de Geografia Urbana (LABUR/DG/FFLCH/USP). Autora e organizadora de vários livros na área de Geografia Urbana. Suas pesquisas e reflexões se voltam, principalmente, para os seguintes temas: Espaço; Cidade; Cotidiano; Metrópole e Geografia Urbana; Teoria e Método; com a perspectiva de construção de uma "Metageografia".
A professora Ana Fani apresenta em seu livro A Cidade diversos aspectos, no qual vão desde modo de uso/apropriação do solo até o socioespacial. Fani relata todo o contexto de construção da cidade através de sua obra.
Com dados de suma importância para a compreensão de todos os aspectos físicos e sociais de uma cidade o livro é dividido em 6 (Seis), capítulos sendo eles: A Paisagem Urbana; O Uso Do Solo Urbano; A Valorização Do Espaço Urbano; Cidade: Uma Perspectiva Histórica; Repensando A Noção De Cidade e Cidade Como Campo De Luta.
O primeiro capitulo mostra a cidade com dois aspectos distintos entre si mais com algumas peculiaridades. O primeiro mostra a cidade como um “todo” sendo um conjunto de bairros, parques, edifícios, etc., no qual tudo é um grande processo histórico que vem do decorrer dos anos. O segundo aspecto adquire características especificas sobre esses conjuntos, fazendo suposições de que em um conjunto urbano (Cidade) pode existir outras microcidades onde vão adquirir caráter diferente. Ex.: Um bairro