Cidadão e a relação com o meio ambiente
Meio Ambiente
É um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, e incluem toda a vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites. Meio ambiente também compreende recursos e fenômenos físicos como ar, água e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica, e magnetismo. Além do meio sociocultural e sua relação com os modelos de desenvolvimento adotados pelo homem.
Homem x Meio Ambiente
Até meados do século XIX o homem manteve relativa harmonia com o meio ambiente. Com a Revolução Industrial houve uma crescente queda do nível de vida do ambiente, com constantes desmatamentos e poluições. Atualmente, a humanidade vem se preocupando sempre mais com a necessidade da preservação do meio ambiente. Tal urgência de preservação decorre da deterioração da natureza e do seu uso sem medidas e imprudente. Nesse sentido, este trabalho analisa como ocorreu a relação do homem com o meio ambiente até o despertar para a necessidade de preservar.
Impactos ambientais
É a alteração no meio ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade. E deve ser entendido como um desequilíbrio provocado por um choque, resultante da ação do homem sobre o meio ambiente. No entanto, pode ser resultados de acidentes naturais. Ex.: um vulcão ativo. Mas devemos dar cada vez mais atenção aos impactos causados pela ação do homem.
Impactos Negativos
Diminuição da biodiversidade
Erosão
Inversão Térmica
Ilha de Calor
Efeito Estufa
Destruição da camada de ozônio
Chuvas ácidas
Mudanças climáticas
Impactos positivos:
Impacto ambiental positivo consiste no resultado de uma norma ou medida que seja benéfica para o meio ambiente.
A recuperação de rios e matas têm um impacto ambiental positivo, assim como a reciclagem, ações sustentáveis, educação ambiental e a tentativa de despoluição do meio ambiente.
Para diminuir os impactos