CIDADES INTELIGENTES
Com o grande crescimento da população, a cada dia aumentam as preocupações com o ambiente, além dos problemas relacionados ao crescimento urbano. Por isso, o desenvolvimento de tecnologias e recursos que permitam suportar tais condições, além de evitar maiores impactos sobre o planeta, recebeu muita atenção nos últimos anos.Assim, um conceito que entrou em foco é o das cidades inteligentes. Trata-se da criação de municípios com práticas que reforcem um estilo de vida sustentável por parte dos seus moradores, aplicando o uso de energia renovável e métodos eficientes para lidar com o lixo, por exemplo.
Na cidade, zonas de poluição do ar e sonora são controladas por meio do sistema criado. Para melhorar a interação entre governantes e cidadãos, foi criada uma página da região. Com relação ao turismo, se você visitar Santander, é possível obter informações sobre a programação de alguns estabelecimentos e até mesmo visualizar a história de monumentos históricos do local apenas focalizando com o seu smartphone.
Enquanto algumas cidades sustentáveis são produzidas do zero, em 2009 o governo inglês investiu £ 10 milhões para desenvolver municípios inteligentes, como aconteceu em uma cidade no Reino Unido. Com isso, o objetivo era de que o município fosse capaz de cumprir alguns requisitos essenciais para a sustentabilidade.Entre eles estava a construção de moradias compatíveis com o poder aquisitivo da população, emissão mínima de carbono, reciclagem do lixo e aproveitamento da água. Também foram priorizadas práticas que envolvem a criação de escolas e companhias nos diversos setores da cidade, diminuindo o uso de veículos motorizados para realizar o roteiro até elas.
A cidade investiu em métodos de reciclagem e reuso do lixo, além da opção por materiais sustentáveis e produtos mais saudáveis para a população. Com relação ao uso de veículos, foram realizadas campanhas para incentivar a população a optar por modelos com emissão mínima de carbono,