Cidade Inteligentes
INTELIGENTES
Arquitetura Sustentável
CIDADES INTELIGENTES
O conceito de Cidades Inteligentes resgata a importância de desenhar espaços urbanos de maneira eficaz e sustentável, tendo como estratégias principais o uso de informações, a inovação e o gerenciamento eficiente dos recursos.
A Fundação Mundial de Comunidades Inteligentes associa o termo
Cidades Inteligentes(smart city) ao crescimento inteligente e planejado, por meio das chamadas TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação).
Segundo eles, uma cidade inteligente é aquela que fez um esforço consciente para utilizar a tecnologia da informação e, dessa forma, transformar, para melhor, a vida e o trabalho dentro de seu território de forma significativa e fundamental
CIDADES INTELIGENTES
Segundo alguns arquitetos, quando falamos em cidades inteligentes, devemos considerar os aspectos econômico, social e ambiental, buscando soluções que englobem esses fatores, fazendo um melhor gerenciamento de recursos, da eficiência energética, uso racional de materiais, avaliação e redução de impacto ambiental nas obras, inovações tecnológicas e utilização de recursos naturais na iluminação, aquecimento e ventilação de ambientes. O preço elevado de alguns materiais ecologicamente corretos ainda é um problema na hora de construir. Para as construtoras, é importante saber que vale a pena investir 5% ou 6% a mais nos projetos para reduzir os futuros gastos com condomínio nas contas no final do mês e saber que está fazendo a sua parte na preservação do planeta.
SANTANDER ESPANHA
Cidades inteligentes
SANTANDER - ESPANHA
Um exemplo de Cidade Inteligente é a pequena Santander, na Espanha, com quase 200 mil habitantes, onde foram instalados 12 mil sensores que informam sobre a qualidade do ar, as condições do trânsito e até onde há vagas públicas de estacionamento, para evitar que se trafegue além de sua necessidade, tudo para facilitar a vida de quem vive na cidade, além de gerar economia aos cofres públicos. O