Cidades inteligentes
Cidades Inteligentes
Conceito 2
Portugal - Cidades em Transformação Inteligente 5
Paredes – Cidade Inteligente 8
Curiosidades
Top 10 das Cidades Inteligentes do Mundo 10
Webgrafia 11
Cidades Inteligentes
Conceito.
Podemos definir cidades inteligentes, como cidades que estão muito ligadas às tecnologias de informação e comunicação, mas o conceito é mais abrangente, as cidades inteligentes distinguem-se pelo investimento na inovação, na sustentabilidade, na inclusão social e cultural e ainda na governação urbana e na conectividade.
As cidades inteligentes relacionam as tecnologias de informação e comunicação com o conhecimento, a criatividade individual, a pro-atividade das instituições, a aprendizagem e a inovação, o que facilita a gestão do conhecimento.
Neste seguimento, podemos observar uma interacção e uma agilização entre vários sectores da sociedade para que estes conceitos funcionem não só na teoria, mas também no seu sentido prático.
Características e factores de uma cidade inteligente.
Este tipo de cidades enfrenta diversos desafios chave, profundamente relacionados com o bem-estar dos seus cidadãos que podem ser agrupados em quatro categorias: económicos, administrativos, sociais e ambientais, para manter e garantir a competitividade global ao mesmo tempo que mantém o crescimento.
As cidades devem, não só, criar oportunidades de emprego tradicional, mas também ajudar a criar e atrair novas indústrias para as suas áreas.
As tecnologias de informação e comunicação abriram boas perspectivas para encontrar soluções/alternativas para enfrentar estes desafios, têm um grande impacto na forma como as empresas fazem negócios, levando à criação de massivas correntes de valor por todo o Mundo.
Associado ao conceito de cidade inteligente encontramos assim o de cidade digital, que Komninos define como sendo um “espaço comunitário digital que é usado para facilitar e aumentar as actividades e funções que