cidade e violência:infanticídio na fortaleza do século XX
Centro de Humanidades (Área II)
Departamento de História
Disciplina: História do Ceará II Prof. Dr. Sebastião Rogério Ponte
Estudante: Leandro Domingues Maia Semestre: 2013.2
.
Cidade e Violência
Infanticídio na Fortaleza do século XX
Fortaleza, 2013.
Apresentação
Com a escolha do tema “Cidade e Violência” fomos atrás de bibliografias base que pudessem nos impulsionar nos primeiros estudos sobre esse tema. Portanto, a partir da dica da professora Cláudia Freitas, do Departamento de História da UFC, viemos ao conhecimento da publicação de uma revista, pelo Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC), que tinha como eixo principal discussões sobre esse exato mesmo tema.
Nossa primeira atitude foi, ao adquirirmos a revista, ver os trabalhos que ela trazia, a fim de encontrar em seus capítulos um possível tema mais específico para nosso trabalho. Assim, encontramos o capítulo “Mulheres infanticidas, o crime de infanticídio na cidade de Fortaleza na primeira metade do século XX”, de Marla Albuquerque Atayde, e ficamos extremamente curiosos com o tema do infanticídio. Além de atender ao recorte temporal que buscávamos, isto é, as primeiras décadas do século XX, esse trabalho especificamente nos abria um leque de possíveis discussões.
Ao decidirmos trabalhar com o tema do infanticídio em Fortaleza, procuramos definir o recorte temporal com mais precisão. Para isso, encontramos no APEC uma facilidade muito grande, pois os documentos estavam muito bem organizados devido a uma ação do PET-HISTÓRIA da UFC, mesma ação que ocasionou o lançamento da revista já supracitada, e assim tivemos fácil e rápido acesso aos documentos que queríamos. Em uma livre escolha, decidimos nos deter na Caixa 5 da sub-série Homicídios, que possui as Ações Criminais de 1920 até 1925 e nela encontramos dois casos de infanticídio, aos quais decidimos nos deter nesse primeiro momento.
Depois, procurando trabalhos e bibliografias