libras
A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL TEM SIDO UM CONCEITO COM RELEVÂNCIA NO DOMÍNIO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, SUSCITANDO UM GRANDE NUMERO DE ESTUDOS NA TENTATIVA DE COMPREENDER O FENÔMENO, CONTUDO NÃO EXISTE UMA SÍNTESE CONSENSUAL QUE POSSA SERVIR PARA ENTENDER O SEU QUADRO CONCEPTUAL (FERNANDES, 2007).
DESTE MODO EXISTE UM VASTO CONJUNTO DE TEORIAS DESSE DOMÍNIO DESDE LONGA DATA. SEGUNDO KLEIN (1996), AS TEORIAS DE APRENDIZAGEM INDIVIDUAIS DIVIDEM EM DUAS GRANDES PERSPECTIVAS: AS TEORIAS BEHAVIORISTAS E TEORIAS COGNITIVISTAS, SEGUNDO ESSAS TEORIAS O APRENDIZADO OCORREM A MEDIDA QUE AS PESSOAS MUDAM SEU COMPORTAMENTO EM RESPOSTAS A ESTÍMULOS DE AMBIENTE.
THORNDICKE (1874-1949) FOI UMA DAS FIGURAS MAIS IMPORTANTES NO CAMPO DE APRENDIZAGEM. ESTE INVESTIGADOR FOI CONSIDERADO UM TEÓRICO CONEXIONISTA. A TEORIA CONEXIONISTA DA APRENDIZAGEM, DENOMINADA TAMBÉM DE PSICOLOGIA ESTIMULO E RESPOSTA, CONSIDERA A CONEXÃO RESULTANTE DA ASSOCIAÇÃO ENTRE AS IMPRESSÕES DOS SENTIDOS E IMPULSOS PARA AÇÃO, OU SEJA, ASSOCIAÇÃO DE ESTÍMULOS E RESPOSTAS (AGUIAR, 1989).
A PESSOA NO SEU PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO, NÃO INTERPRETA OQUE OCORRE EM FUNÇÃO DE UM SIMPLES DE UM ACUMULAR DE SENSAÇÕES OU ASSOCIAÇÕES INDIVIDUAIS, MAS SIM EM FUNÇÃO DE UMA ESTRUTURA GLOBAL ORGANIZADA (AGUIAR, 1989). A PERSEVERANÇA NA ESTRUTURA GLOBAL DOS FATOS E DOS CONHECIMENTOS CONCEDE MAIOR IMPORTÂNCIA A COMPREENSÃO DO QUE S SIMPLES ACUMULAÇÃO DO CONHECIMENTO.
SEGUNDO PIAGET (1976) O ASPECTO ESSENCIAL DA APRENDIZAGEM PRENDE ENTRE A INTERAÇÃO DO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO E ACOMODAÇÃO.
NESSA LINHA DE PENSAMENTO ALFRED SCHUTZ CITADO POR CORCUFF 2001 REFERE SE QUE QUALQUER INTERPRETAÇÃO DO MUNDO BASEIA-SE NUMA RESERVA DE EXPERIÊNCIA PRÉVIA, AS NOSSAS PRÓPRIAS E AS QUE NOS TRANSMITIRAM OS NOSSOS PAIS E PROFESSORES, FUNCIONANDO COMO ESQUEMAS DE REFERENCIA.