“Deixai vir a mim os pequeninos...” um estudo sobre a realidade da criança brasileira frente à violência intrafamiliar refletida à luz do pensamento de rené girard
34122 palavras
137 páginas
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO – UMESPFACULDADE DE TEOLOGIA
“DEIXAI VIR A MIM OS PEQUENINOS...”
UM ESTUDO SOBRE A REALIDADE DA CRIANÇA BRASILEIRA FRENTE À VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR REFLETIDA À LUZ DO PENSAMENTO DE
RENÉ GIRARD
Bolsista: Vânia Daibert
Orientador: Cláudio de Oliveira Ribeiro
Período relatado: Julho/2008 a Agosto/2009 Programa: PIBIC/UMESP Protocolo:
Relatório final de atividades científicas apresentado à coordenação executiva dos programas institucionais de bolsas de iniciação científica como parte dos requisitos das atividades do bolsista de iniciação científica.
São Bernardo do Campo
31/08/2009
RESUMO
Este pesquisa analisa o tema da violência infantil no contexto intrafamiliar brasileiro. A partir de uma retrospectiva histórica, levantamentos estatísticos atuais e estudos científicos sobre a violência humana, esta investigação pretende demonstrar que o sujeito infantil têm sido vitimizado por seus familiares, em todos os tempos. O tratado proposto por René Girard sobre a origem e a causa da violência humana nos auxilia na constatação de que a criança reúne as marcas vitimárias que as tornam vítimas ideais de tais agressores, que têm sido historicamente protegidos pelo caráter sagrado atribuído à família pelo pensamento religioso. Portanto, o reconhecimento contemporâneo quanto à indissociabilidade do secular e do religioso e a ineficiência do Estado e do poder público revelam a urgência das igrejas em assumirem efetivamente o papel de agências transformadoras dessa realidade.
Palavras-chave: criança – violência – Girard.
INTRODUÇÃO
O fenômeno da violência humana sempre