Cidade Vs Campo
Exercício nº
2
Data de Aplicação
13.07.10
NOME DO EXERCÍCIO
Cidade Vs Campo
DESTINATÁRIOS
Formandos
Duração
630 minutos
Tipo de Avaliação
Avaliação Formativa
Pré Requisitos
Recursos / Equipamentos Computador e material de escrita
Orientações Pedagógicas
OBJECTIVOS
Compreender as noções de ruralidade e urbanidade, compreendendo diferentes modos de vida e impactos socioprofissionais.
Resultado Esperado
INSTRUÇÃO
Trabalho de Pares: Identificar as vantagens e as desvantagens da vida na Cidade Vs a vida no Campo de acordo com os parâmetros apresentados.
DESENVOLVIMENTO
‘A Vida na Cidade
Esclareçam-me! Nas últimas vezes (poucas, muito poucas mesmo) que me tenho deslocado à grande cidade, tenho-me deparado com um cenário deveras preocupante. Amigos meus sentados no sofá, frente à televisão e com uma mesinha (tipo para refeição de bebé) onde, num computador portátil, navegam pela rede. Ecrã a três metros + ecrã a meio metro! Alienação total
A amostra não é pertinente, mas é preocupante. Sobretudo a seguir ao jantar, filhos na cama (ou ligados a outros ecrãs), são longas horas de zapping […].
Gostaria de pensar que estas situações são excepcionais e que a regra não se assemelha, nem por sombras, a esta pequena, pequeníssima amostra. Mas tenho cá um dedinho adivinho que me diz que não é assim tão rara esta nova "forma de vida".
Eu, que vivo no campo e que quando visito os meus amigos da zona os encontro a podar (…), a rachar lenha para a lareira, a apanhar favas, a jogar futeboladas com os filhos, a dormir, quando o tempo permite, nas suas camas-de-rede ou mesmo a apanhar caracóis; os encontro, pela noite, a ler junto à lareira (no Inverno) e a conviver com os amigos nos alpendres nas cálidas noites de Verão algarvias, espanto-me e entristeço-me com estas tendências urbanas emergentes. Já não bastava a alienação da maior parte dos trabalhos (empregos?) que para não se beliscar a auto-estima, se propagandeiam interessantíssimos, mas que