Cidade sustentável: curitiba
Borba Ana Claudia2, Alencar Akiko3, Gonçalves Graziela4, Ferreira Luciano5, Oliveira Marcos6
RESUMO
A mobilidade urbana sustentável, que incorpora os princípios de sustentabilidade econômica, social e ambiental, deve atender as necessidades da sociedade de se deslocar livremente a fim de realizar as atividades desejadas, visando, em última análise, a melhoria da qualidade de vida urbana das presentes e futuras gerações. Este trabalho tem por objetivo principal analisar a mobilidade urbana sustentável de Salvador tendo como espelho a cidade de Curitiba, que é a pioneira no desenvolvimento urbano sustentável.
PALAVRAS-CHAVE: Mobilidade Urbana. Bicombustível. Qualidade Ambiental. Planejamento Urbano.
1. INTRODUÇÃO
Cidade sustentável é uma cidade que possui uma política de desenvolvimento urbano, que promovam medidas para proteger o meio ambiente natural e construído, garantindo a função social ambiental da propriedade na cidade. A sustentabilidade é um assunto complexo que envolve as dimensões ambiental, social, econômica e atual dos processos urbanos. O Estatuto Cidade, ao mesmo tempo em que oferece instrumentos para a reforma urbana, prescreve a integração do direito humano a moradia e o direito a esse meio ambiente ecologicamente equilibrado nas cidades.
Os problemas de mobilidade urbana no Brasil se repetem há anos: excesso de veículos nas ruas, transporte coletivo deficitário e em alguns casos precário, execução lenta de obras de infraestrutura e falta de ações conjuntas entre municípios da mesma região metropolitana.
___________________________________________________________________
¹Trabalho Apresentado à Disciplina de Projeto Integrador sob orietanção dos professores: Profª. Hérika, Profª. Bernadete Bittencourt, Profª. Glória Cecília, Profº. Luciana Mello, Profª. Fábio Lúcio.
²Graduando do Curso Tecnológico em Gestão Ambiental do Centro Universitário Jorge Amado- Unijorge.