Cidadania
(3º COLEGIAL - EJA - SEMESTRAL)
Prof. Orival
O QUE É CIDADANIA O conceito contemporâneo de cidadania é fruto de um longo processo de desenvolvimento histórico, permeado por constantes lutas políticas e conquistas sociais consolidadas por diferentes grupos na busca pela defesa de seus direitos. O objetivo é introduzir ao aluno a noção de cidadania, desde as origens do termo "cidadão" até sua concepção moderna, discutindo como chegou à forma que conhecemos atualmente. Procuraremos demonstrar que a cidadania não é um conceito estático, isto é, encontra-se em construção, uma vez que, embora se encontre formulada na Constituição brasileira e em diversos outros documentos como a Declaração Universal dos Direitos do Homem, promulgada em 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU), ela ainda não é realmente efetivada para todos os segmentos da população.
Isso ocorre porque a cidadania prevê a garantia dos direitos civis, políticos, sociais e humanos a todo e qualquer cidadão. Discutiremos então quem pode ser considerado cidadão atualmente, embora não percebamos a realidade nos chamados "países em desenvolvimento," como o Brasil, por exemplo.
Observe que o processo de construção da cidadania não se deu de forma contínua, isto é, não se desenvolveu de forma linear, sem rupturas, de modo a se constituir em um conceito único e acabado. Pelo contrário: a noção que temos hoje de cidadania não pode ser reduzida a uma concepção fechada, plenamente formada e válida para todos os contextos sociais que a adotam. Ela comporta variações, contradições e se encontra em permanente reconstrução.
*Você se considera um cidadão? Por quê? Atualmente, toda e qualquer pessoa tem direito à cidadania? Nas sociedades ocidentais, esse direito sempre foi o mesmo para todas as pessoas?
Etapa l - Origem das palavras "cidadão" e "cidadania"
A origem do termo "cidadão" remonta à Antiguidade Clássica e a uma forma de organização social