Historia da educação
Top of Form 1
&&&&&&&&
Bottom of Form 1
· Trabalho Escolar
Artes
Autores
Biografias
Biologia
Doenças
Fatos Gerais
Física
Geografia
História
Matemática
Pedagogia
Português
Química
Tecnologia
Religiões
Placas Tectônicas
Terremotos
Radiação
Universo
Vulcões
Seres Vivos
Independência
Ecossistema
Capitalismo
Aquecimento Global
Guerras
Globalização
História da Educação
INTRODUÇÃO:
Será analisado neste trabalho, os principais períodos da educação: com ínicio, o período jesuítico até os nossos dias.
Abordaremos ainda como cada período histórico do nosso país contribuiu para educação atual.
PERÍODO JESUÍTICO
A companhia de Jesus, foi fundada por Inácio de Loiola e um grupo pequeno, em paris, em 1534, tinha como objetivo catetequizar, devido a reforma protestante. E foi influênciado pelo período Romano. A educação passa a ser discutido como príncipio da fé.
Em março de 1549 chegaram os primeiros Jesuítas no Brasil, comandados pelo Manoel da Nobrega e acompanhado pelo governo geral, Tomé de souza.Iniciou-se a educação nos moldes europeus.
Com objetivos à pregação da fé católica e ao trabalho educativo, os Jesuítas se dedicaram. E para isso ensinaram os índios a fé católica, sendo necessário ensiná-los a ler e escrever. Também iniciaram com os ensinos profissionalizantes estendendo-se para o sul, incluia de prática agrícola marcenaria e ferraria. O aluno que não consegue a se adaptar à normas da escola, é expulso. A escola Jesuítica eram regulamentados por um documento,escrito por Inácio Loiola, chamado Ratio Studiorum. Além dos cursos profissionalizantes, tinha cursos superiores como: letras, filosofia, teologia e ciências sagradas. Os Jesuítas trouxeram à educação Européia para o Brasil de uma forma organizada.
Os índios perderam sua identidade, pois as cidades desejavam integrá-los ao processo colonizados; já os Jesuítas desejavam convertê-los ao cristianismo e aos valores