Cidadania
CIDADANIA
A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social. A idéia de cidadania ativa é ser alguém que cobra, propõe e pressiona o tempo todo. A cidadania está diretamente vinculada aos direitos humanos, uma longa e penosa conquista da humanidade. Embora a palavra cidadania possa ter vários sentidos, atualmente sua essência é única: significa o direito de viver decentemente.
O QUE É SER CIDADÃO
Ser cidadão é ter consciência de que é sujeito de direitos. Direitos à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade de direitos, enfim, direitos civis, políticos e sociais. Mas este é um dos lados da moeda. Cidadania pressupõe também deveres. O cidadão tem de ser cônscio das suas responsabilidades enquanto parte integrante de um grande e complexo organismo que é a coletividade, a nação, o Estado, para cujo bom funcionamento todos têm de dar sua parcela de contribuição. Somente assim se chega ao objetivo final, coletivo: a justiça em seu sentido mais amplo, ou seja, o bem comum.
A CIDADANIA ESTÁ AMEAÇADA A cidadania está ameaçada, e isso é uma realidade principalmente nos paises pobres e emergentes. Para a restauração da cidadania é preciso acrescentar à sociedade um terceiro setor aos dois já conhecidos, que são o setor privado,das empresas, e o setor público, do governo. O terceiro seria um setor social autônomo. Pode-se construí-lo pelas organizações comunitárias autônomas voltadas para o setor social, incentivando –as como novos centros de cidadania. É o que se chama de sociedade civil, onde crescem organizações sem fins lucrativos, que se estabelecem fora do mercado de trabalho e do governo.
As Organizações não –governamentais (ONGs) são exemplos disso. Essas associações