Cidadania
A trajetória da cidadania no Brasil
Resenha do livro Cidadania no Brasil: o longo Caminho (José Murilo de Carvalho)
José Murilo de Carvalho nasceu em Minas Gerais no ano de 1939. Formou-se em Sociologia e Política pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais em 1965 e nos anos seguintes deu continuidade à sua formação acadêmica em universidades dos Estados Unidos e da Inglaterra. Por sua sólida formação científica, destacou-se no meio acadêmico nacional e internacional.
Professor titular do Departamento de História da UFRJ DESDE 1997, em 2004 sucedeu Raquel de Queiroz como sexto ocupante da Cadeira nº5 da Academia Brasileira de Letras. Neste mesmo ano seu livro Cidadania no Brasil: o longo caminho ganhou o Prêmio Casa de las Américas.
Na introdução de sua obra o autor apresenta o Mapa da viagem, onde discorre a respeito da cidadania partindo do modelo inglês de cidadania plena construído com base nos princípios dos direitos civis, políticos e sociais. A cidadania é um fenômeno complexo e historicamente definido. A manutenção dos três direitos asseguram a justiça social na medida em que permitem às sociedades politicamente organizadas a diminuição das desigualdades.
No Brasil, após o fim da ditadura militar, o termo cidadania tornou-se especialmente popular. Acreditava-se que a reconquista do voto direto seria a garantia da manutenção dos direitos e da justiça social. Porém, o modelo de cidadania aplicado no Brasil se diferencia do inglês, pois inverte a sequência lógica de aquisição dos direitos: civis – políticos – sociais, dando ênfase primeiramente nos direitos sociais.
No primeiro capítulo o autor traz uma análise da sociedade brasileira durante os anos compreendidos entre 1822 e 1930, apresentando questões sobre o período colonial, como: a colonização dos índios, a escravidão e o legado da