cidadania
2- Os direitos que compõem a cidadania conforme José Murilo de Carvalho, cidadania é os direitos cíveis, políticos e sociais, dentro de uma cronologia, onde os direitos cíveis de liberdade individual, liberdade de expressão, são relacionados com direitos políticos de participação, votar e ser votado, e por fim o direito social que é um conjunto de direitos relativos ao bem-estar econômico e social, desde a segurança até o direito de partilhar o nível de vida.
3- Sim, ao verificar que quando se fala em sociedade, já se está indiretamente referindo-se a uma forma de organização, uma vez que a sociedade é organizada por meio de elementos institucionais, tais como valores, uso, normas etc. Identifica-se, então, que há uma relação entre a sociedade, sua organização e a cidadania. A sociedade envolve os indivíduos em uma vivência coletiva, sua organização envolve o grau de bem estar, de igualdade, de prosperidade entre outras características individuais, e a cidadania envolve as formas de como viver melhor nas duas esferas envolvidas por essa organização.
4- Ao falar de cidadania no Brasil estaremos nos referindo a uma “cidadania possível”, ou seja, a uma cidadania que, assim como a modernidade, nunca se completou efetivamente como um projeto de sociedade no país. Num país de capitalismo tardio e como o Brasil o pleno cidadão nunca chegou a existir de fato. Por um lado, porque tivemos como herança colonial uma sociedade de tradição autoritária, na qual os homens tinham muito mais deveres do que direitos e cujo