Cidadania
A sociedade colonial cresceu com a mão de obra escrava com os índios e africanos, é desta época que entendemos que não existia cidadania, por que eles foram vitimas de violência física e moral,não eram considerados pessoas humanas,obrigados ao trabalho forçado,só serviam para contribuir para o crescimento de capital dos latifúndios.
Os índios e africanos eram excluídos da sociedade, politicamente e socialmente, no entanto existiam outros também que foram excluídos,a população branca pobre,faziam parte da estrutura escrava que estruturava o sistema de exploração,eles eram explorados pela elite dominante.
Os preconceitos marcou o Brasil nos séculos de colonização (1500-1822).
Em 1822 o Brasil se tornou um pais,más nada mudou nos processos sociais,a mesma elite continuava a governar a direção do País,com os mesmo pensamentos de exploração.
A primeira constituição brasileira 1824 limitava quem podia votar ou não.O direito de votar era exigido a comprovação de renda mínima,mulheres e analfabetos não tinham direito de votar,a população neste período imperial não tinha participação alguma.
Na década de 1830 surgem uma nova história para o Brasil com mudanças sociais,o crescimento de urbanizações,a industrialização,o crescimento de operários,o começo do partido comunista,influências externas.O Brasil nesta década surgem os direitos sociais,a partir desse momento houve mudanças a história do pais começa a acelerar,com a criação do Ministério do trabalho,industria e comercio.Com a criação de leis do trabalho em 1943,isto foi um crescimento para a nossa cidadania.
Porém em relação a política do Pais,continua com turbolência,com vários fatores que se dá ao primeiro passo da participação da sociedade:
Revolução 1930-1934,fase constitucional 1934-1937,e ditadura civil 1937-1945.Com tudo isso deu-se o surgimento aos sindicatos e vários partidos