Cidadania e educação
A cultura é vista como esfera de lutas e de relações de poder desiguais, constituindo-se na fonte fundamental de conflitos mundiais no cenário atual. O Brasil passou por um grande processo de mudanças ao longo dos últimos anos, no que diz respeito às relações raciais. A percepção do país como uma democracia racial é cada vez menos aceita por todos, e hoje diferentes setores da sociedade têm sua agenda política marcada pelo debate sobre o racismo como elemento constitutivo de nossa sociedade.
Sabemos que a sociedade brasileira constitui-se de diferentes matrizes étnicas e culturais, entre as quais se ressaltam índios, caboclos e negros. Entretanto, a nacionalidade brasileira transmitida nos meios de comunicação de massa e às vezes na própria escola, muitas vezes se apresenta de forma acabada e mal explicada.
O COMBATE AO PRECONCEITO E À DESIGUALDADE NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
Na formação dos indivíduos e dos grupos frente à sociedade capitalista, podemos analisar sob duas óticas distintas, quer seja no campo da psicologia, quer seja no campo da sociologia. Aquela parte da análise do indivíduo na sua singularidade, individualidade, o ser, focando no comportamento dos indivíduos