Cidadania uscs
A origem do Conceito atual de cidadania remonta á Grécia Antiga, principalmente aos seus períodos Arcaico e Clássico.
2. 2. Quais eram os limites do conceito de cidadania na Grécia Antiga?
Quem participava da definição dos destinos de sua polis exercia a política, era cidadão, possuía um caráter oligárquico. Com o tempo do direito de cidadania foi se ampliando, mas não se chegou a incorporar a participação das mulheres, dos estrangeiros e, principalmente, dos escravos.
3. 2. Por que o grupo dominante de Esparta (os chamados espartanos ou esparciatas) tinha que estabelecer uma forte unidade entre seus membros
Os conquistadores Dórios sofreram, desde, o inicio forte resistência por parte dos antigos habitantes da região onde se instalaram, (Messênios e Lacônios), principalmente Messênios. A constante ameaça de revolta dos povos conquistados forjou a necessidade de uma grande unidade entre os dórios.
4. Qual foi o fator que deu início à construção da democracia em Atenas
A cidadania em Esparta era limitada ao grupo dominante, por ter uma sociedade mais complexa e, por isso, conflitos sociais com características deferentes aos existentes em Esparta, Atenas desenvolve outra forma de cidadania. Uma forma considerada clássica, pois culminou na chamada Democracia, que ampliou o direito á participação política a todos os atenienses do sexo masculino.
5. 4. De que maneira a tirania se vincula à organização da Democracia e da ampliação dos direitos de cidadania em Atenas?
Os escravos estrangeiros apresados em guerras ou comercializados com outros povos da região mediterrânica passaram a executar quase todos os tipos de trabalho existentes em Atenas. Isso implicou maior dificuldade de emprego e colocação para thetas, gerando uma numerosa camada urbana, desocupada e empobrecida em Atenas, tornando se a base política dos chamados tiranos que enfeixavam muitos poderes. Dessa forma a aristocracia ateniense foi forçada à