IDEB
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
BEATRIZ BUENO hartmann
ideb – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Assaí
2013
BEATRIZ hartmann
IDEB – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Políticas Públicas na Educação Básica, Currículo Escolar e as Tecnologias em Educação, Metodologia da Pesquisa Científica, Fundamentos da Gestão Educacional, Seminário III.
Profs. Cyntia Simioni França, Melina Klaus, Okçana Battini, Vilze Vidotti, Samira Kfouri.
Assaí
2013
IDEB – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
INTRODUÇÃO
O presente trabalho compreende a questão da importância do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nas escolas públicas, resgatando os conteúdos trabahados no semestre em cada disciplina. O trabalho terá embasamento na entrevista com dois gestores de escolas distintas.
A reestruturação produtiva e as transformações na organização do trabalho tomam proporções vultosas no contexto atual de globalização da economia. A emergência de novos modelos produtivos, de novos padrões tecnológicos e organizacionais, acompanhados pela exigência de maior flexibilidade por parte das empresas, visando a atender a um mercado também mais flexível frente à concorrência cada vez mais acirrada é característica dessa economia globalizada.
IMPORTÂNCIA DO IDEB NAS ESCOLAS PÚBLICAS
No desenvolvimento das políticas públicas para a educação a priorização do Ensino Fundamental em detrimento dos demais níveis de ensino. Não basta apenas estar escrito na Constituição que a educação é direito de todos e dever do Estado, é necessário que a ela sejam acrescentadas a obrigatoriedade e a categoria de direito público subjetivo, e ainda que sejam desenvolvidas políticas sérias comprometidas com a efetivação de tal direito por todos os entes