Cidadania no brasil
AUTOR:
José Murilo de Carvalho (1939-), nascido em Minas Gerais, PhD em Ciência Política pela Universidade de Stanford; já lecionou em várias universidades estrangeiras (Londres, Oxford, Princeton, Leiden, Paris) foi prof. do IUPERJ e pesquisador da Casa de Rui Barbosa; atualmente é prof. Titular do Depto. História da UFRJ desde 1985.
Principais obras:
- A escola de minas de Ouro Preto: o peso da glória (1978)
- A construção da ordem: a elite política imperial (1980, 1996)
- Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi (Companhia das Letras, 1987)
- Teatro de sombras (1988, 1996)
- A Formação das Almas: o imaginário da República no Brasil (Companhia das Letras, 1990)
- A cidadania no Brasil: o longo caminho (Civilização Brasileira, 2001)
O autor é um cientista político de formação, e a pesquisa histórica que desenvolveu foi sempre em torno da questão do funcionamento do sistema político brasileiro, inicialmente no período imperial e, a partir de 1987, tratando do período inicial da República. Não poderíamos dizer que esteja preso a uma determinada corrente histórica, mas apesar da temática política, dá bastante atenção à cultura e ao “imaginário”, estando próximo da história cultural, inclusive no uso criativo de fontes como literatura, teatro e iconografia, além das fontes mais tradicionais (estatísticas, documentação oficial etc).
OBRA:
- Trata-se de um livro de síntese e de reflexão crítica, para não especialistas escrito inicialmente (1995) para o público de língua espanhola. No capítulo inicial da obra o autor pode contar com sua própria pesquisa, apoiando-se, a partir de 1930, na bibliografia especializada. Depois de uma introdução sobre o conceito de cidadania, temos quatro capítulos:
I. Primeiros passos (1822-1930)