Cidadania na Antiguidade Grega e na Atualidade Goianiense
E NA ATUALIDADE GOIANIENSE:
A RELEVÂNCIA DO TRANSPORTE PÚBLICO
Cínthia Branquinho Gomes
Debora Pereira Silva
Giuliana Martins
Júnea Miguel Carneiro
Heloísa Helena de Freitas Marques
RESUMO
Este artigo pretende analisar o nível de satisfação dos usuários de transporte coletivos a partir dos universitários da PUC Goiás. O Sistema de Transporte Coletivo enfrenta dificuldades oriundas principalmente da crescente demanda populacional que exige mais e melhores serviços, não só de locomoção, como saúde, educação, segurança, água, energia elétrica e lazer. A capital goiana sofre com o crescimento horizontal desenfreado e diante desse crescimento precisa desenvolver-se econômica e socialmente, utilizando também desses cidadãos advindos de diversas partes do Brasil, em busca de emprego, estudos e moradia. A metodologia utilizada envolveu demonstração e comparação dos dados levantados e tratados estatisticamente, dos referenciais teóricos e da consulta à população usuária do transporte coletivo. São várias as opções de transporte, mas a população faz uso maior do transporte coletivo e que mesmo diante de tantas dificuldades quanto à segurança, pontualidade e a qualidade dos veículos que trafegam pelas ruas, sinaliza a insatisfação geral.
PALAVRAS-CHAVE: Cidadania; Coletivo; Transporte.
1 INTRODUÇÃO
Neste artigo, evidencia-se a avaliação sobre o sistema de transporte coletivo de Goiânia, proveniente de entrevista com os discentes da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUCGO, mais especificamente aqueles do campus V.
A análise procura diagnosticar a real situação do transporte coletivo para a cidade, com dados levantados e refletidos a partir de descrição documental e de entrevistas diretas à população, tendo em vista que, os meios de comunicação social da cidade nos últimos anos têm sinalizado o transporte coletivo como um problema que vem transformando o trânsito em verdadeiro caos.
O serviço de