Cidadania Europeia
Introdução
Recuperação para a disciplina de Área de Integração, módulo 2 da disciplina. O tema do trabalho é a Cidadania Europeia, onde será apresentado uma pesquisa avançada da cidadania Europeia e o seu conjunto.
A União Europeia é uma parceria económica e política de características singulares entre 27 países europeus. O seu principal objectivo é o fortalecimento da cooperação económica, partindo do pressuposto de que os países com relações comerciais estreitas são economicamente dependentes.
Cidadania e Identidade
A cidadania Europeia está em durável edificação, é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre lutam por mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas, não se conformam frente às dominações arrogantes, seja do próprio Estado ou de outras instituições ou pessoas que não desistem de regalias de oprimir e de injustiças contra uma maioria desprotegida e que não consegue fazer ouvir, exactamente por que se lhe nega a cidadania plena cuja conquista, ainda tarde, não causará obstrução.
Cidadão significa ter direitos, direitos à vida, à propriedade, à liberdade, à igualdade, direitos civis, políticos e sociais, cidadania faz também supor deveres, o cidadão tem de ser consciente das suas obrigações enquanto parte integrante de um grande e complexo organismo que é a colectividade, a nação, o Estado, para cujo bom funcionamento todos têm de dar sua parcela de contribuição, assim se chega ao objectivo final colectivo: a justiça em seu sentido mais amplo, ou seja, o bem comum.
Construção Europeia
A construção europeia é um processo dinâmico. A União foi-se fortalecendo gradualmente a partir de solidariedades parciais que se foram alongando progressivamente dos domínios económicos para os domínios políticos.
Jean Monnet, presidente da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) e grande entusiasta da integração europeia,