Cidadania do Brasil
Autores: José Murilo de Carvalho; Nome da Obra: Cidadania no Brasil, O longo caminho; Local de edição: Rio de Janeiro, RJ; Editora: Civilização Brasileira; Edição: 16ª; Ano: 2013; Número de páginas: 236.
A obra é iniciada através da divisão dos direitos civis políticos e sociais. É mais comum que seja nesta ordem, mas em alguns países incluindo o Brasil não fizeram assim, a obra é desenvolvida conforme a ordem dos acontecimentos mais importantes no Brasil como a época da colonização e como a sociedade escravocrata e a forma que própria colonização portuguesa influenciaram de forma muito negativa uma boa sociedade em futuro próximo, impedindo o desenvolvimento da educação.
Depois, o tema desenvolvido é independência do Brasil, mostrando como a dificuldade de comunicação contribuía com problemas sociais, uma das maiores provas deste fato é que a noticia sobre a independência demorou bastante para chegar em alguns lugares, uma sociedade dividida, pessoas com mais direitos que as outras, divida por etnias, cor, posses e sexo. O autor logo aborda o antes e depois da Primeira República como uma evolução para a sociedade em seus direitos dando possibilidade a todos votarem expressão assim sua cidadania e opinião.
A Era Vargas e Ditadura Militar logo são citadas, a Era Vargas foi um período complicado para a população, nada era bem resolvido e bem explicado a população. Já a Ditadura fez com que o povo se assustassem se afastando por não saber realmente o que estava acontecendo. O que mais uma vez dividiu a população que estava começando a se unir na Era Vargas. No pós ditadura mostra a eleição e a retirada de Collor do poder, e foi a partir dai que o povo brasileiro realmente viu a força que tinham unidos e a importância que isso tinha para suas vidas
1-)É mostrado na obra a evolução da cidadania do Brasil, o cenário principal é o Brasil não podemos defini-lo exatamente uma vez que é a obra construída a partir da história do Brasil e sua