Programa Aceleração do Crescimento
RESUMO
O Desafio da Gestão
A história da vida humana é marcada pelo esforço de conquistar a natureza e criar condições de sobrevivência e conforto. Os indivíduos perceberam que a associação com os demais facilitava a realização de certos esforços e que determinados objetivos não podiam ser atingidos por um único indivíduo, teve início a vida na organização. Gerenciar é orientar a dinâmica da organização. Determinar finalidades, não é uma tarefa tão simples, para definir a finalidade de uma organização, deve-se perguntar quem a determina: seus acionistas/proprietários/sócios ou seus clientes/usuários. Por outro lado, a prática de gerenciar tem salientado a necessidade de tornar conhecida a finalidade da organização, a fim de que seus dirigentes, gerentes e demais empregados possam canalizar seus esforços para atingi-la e a fim de que a organização seja considerada legítima pela sociedade. Outra tendência tem sido definir a finalidade a partir de processos mais participativos, com um maior número de empregados contribuindo para essa tarefa.
A ação do gerente deve ser avaliada para se verificar como ele está utilizando os recursos disponíveis e sua capacidade de viabilizar o alcance dos objetivos da organização. Para a gerência, portanto, devemos nos valer das medidas de eficiência, eficácia e efetividade. O estudo da administração vem buscando, ao longo dos anos, a eficiência, a eficácia e a efetividade, como forma de permitir o desenvolvimento e a sobrevivência das organizações.
Medidas de eficiência e eficácia devem ser previamente estabelecidas para avaliarmos seu desempenho à frente das atividades organizacionais. Para analisarmos o desempenho de organizações, gerentes, equipes ou indivíduos isolados devemos ter em mente as seguintes hipóteses:
Desempenho
Avaliação
Eficaz e eficiente
Os objetivos propostos foram foram atingidos com a menor utilização dos recursos disponíveis
Eficaz, mas ineficiente
Os objetivos foram