Ciclovia
1. INTRODUÇÃO
A bicicleta é uma alternativa barata de transporte com benefícios aos cidadãos, ao trânsito e ao meio ambiente. Sabe-se que normalmente esse sistema modal é utilizado em pequenos percursos, principalmente pela falta de estrutura urbana. Na visão ambiental a bicicleta é o símbolo do transporte sustentável e acessível à grande parte da população, e necessita infraestrutura simples. As ciclovias consistem em pistas exclusivas com separações físicas de outros elementos viários, como calçadas ou ruas. (Introdução à Mobilidade por bicicleta, Páginas 2 e 3)
Este projeto, propõe a criação de uma ciclovia e equipamentos integrados a rede de transporte coletivo da cidade de Barueri que ficará localizada paralelamente a linha férrea da CPTM (Companhia de Paulista de Trens Metropolitanos), entre a Estação Antônio João e Barueri. A proposta inicial será de 1,54 Km (um quilometro e 540 metros) de extensão ligando a estação de trem Antônio João a praça dos estudantes, levando benefícios a comunidade, e aos alunos das instituições: Fatec (Faculdade de Tecnologia de Barueri), Senai e Etec (Escola Técnica de Barueri).
Embasado em bibliografias de autores renomados, e projetos já existentes como: Santos, Sorocaba e Rio de Janeiro, através de analises mostraremos que é possível executar uma ciclovia totalmente segregada dos veículos, onde a comunidade possa utiliza-la como meio de transporte ou mesmo para passeio com total segurança.
Utilizaremos o manual de arborização do Estado de São Paulo, onde poderão ser plantadas 301 (trezentas e uma) árvores, espaçadas em 5 metros. A proposta de implantação se justifica pelos benefícios ambientais, sociais e econômicos, além da diminuição de CO² na atmosfera.
A ciclovia da Gente trará mobilidade sustentável a cidade, assim como outros benefícios, como se tornar um cartão de visitas, uma vez que é paralela a linha férrea da