paper
Caroline Falqueto Passarela1
Simônia Apª. da Cunha2
Rosinéia Firmino³
Resumo
Este artigo aborda a interação do uso de tablets como tecnologia na infância, a importância da tecnologia na vida dessas crianças e os danos que ela pode causar às mesmas. Ao pesquisarmos sobre a tecnologia na infância, podemos observar que existem vários pontos negativos e positivos, mas a tecnologia já é uma realidade e estamos cada vez mais envolvidos por ela. É usada em escolas para intervenções pedagógicas, pesquisas, trabalhar a atenção e memória, entre outros objetivos. Mas o uso abusivo pode trazer prejuízo tanto motor como emocional, para crianças.
Palavras-chave: A tecnologia na infância, uso de tablet na infância.
Introdução
O presente artigo faz uma reflexão sobre o uso de tecnologias, como o tablete, na infância. Ele aborda as opiniões dos pais e profissionais, como de um psicólogo na relação da criança com o uso do tablete, além disso ele relata os depoimentos dos pais, mostrando o lado negativo e o lado positivo destas tecnologias na infância.
De acordo com a reportagem do autor Pabline Félix, da revista Encontro (Publicado em: 16/04/2014), outro ponto negativo é que a criança se torna um ser “dependente” da tecnologia, onde a criança não consegue mais ficar sem a mesma, e quando está lhe é tirada a criança sofre grandes abalos, como depressão por exemplo.
É claro que existem pessoas que veem no uso dos tablets, celulares, enfim a internet, um meio positivo, enquanto outros já observam nesta ação uma coisa negativa.
Alexandre e sua esposa Ana Cláudia acham que a tecnologia traz coisas positivas para seu filho Haruki. Como diz na Revista encontro (publicado: 16/04/2014):
“Eu acho que a tecnologia deixa a criança, em geral, muito mais esperta. O videogame, por exemplo, força o cérebro a buscar soluções para os problemas”. O jogo é importante para o sistema motor e nas habilidades de comunicação de alto controle emocional e