ciclos motores
CICLOS MOTORES
SANTANA DE PARNAÍBA
INTRODUÇÃO.
Uma área da termodinâmica essencial para a engenharia mecânica é a parte que estuda os ciclos de motores termodinâmicos. Neste trabalho será apresentado um breve conceito sobre alguns dos principais ciclos termodinâmicos, como por exemplo, ciclo Diesel, ciclo de ar padrão dual e ciclo de Bryton.
Sobre cada um desses ciclos termodinâmicos, será apresentada uma definição, uma explicação breve sobre o seu funcionamento, os diagramas e as fórmulas utilizadas para os cálculos de trabalho e rendimento térmico.
Todo esse conteúdo será utilizado para complementar os conhecimentos aprendidos em sala de aula e também serão utilizados na resolução de exercícios referentes ao tema.
1. CICLO DIESEL (Otto)É um ciclo ideal dos motores de ignição por compressão que foi proposto por Rudolph Diesel, nos anos de 1890, e é muito semelhante aos motores de ignição por centelha, diferindo principalmente no início da combustão.Os motores do ciclo Diesel são aqueles que aspiram ar, que após comprimido no interior dos cilindros, recebe o combustível sob pressão superior aquela em que o ar se encontra. A combustão ocorre por auto-ignição quando o combustível entra em contato com o ar aquecido pela elevada pressão.O combustível que é injetado ao final da compressão do ar é o óleo diesel, porem o motor pode rodar com outros combustíveis, inclusive óleo vegetal.Em linhas gerais, o motor diesel funciona de maneira semelhante ao motor de explosão. No primeiro tempo o ar é aspirado, passando pela válvula de aspiração que esta aberta entrando no cilindro. No segundo tempo, tendo fechado a válvula de aspiração, o ar, comprimido dentro do cilindro até a uma pressão de cerca de 500 psi, atinge temperatura da ordem de 650 °C. Próximo do PMS é injetado óleo combustível no cilindro. Este óleo, misturando-se com o ar altamente aquecido entram em ignição e a expansão dos gases resultantes força o êmbolo a realizar o