Motores do ciclo Diesel
Este trabalho tem como tema, motores do Ciclo Diesel. Os motores Diesel representam equipamentos de grande importância no cotidiano da empresa. São a fonte de força motriz para caminhões, escavadeiras e, até mesmo, para os grupos geradores. Desta forma, o conhecimento deste tema é de muito interesse em qualquer área. No decorrer do trabalho iremos apresenta a descrição do princípio de funcionamento do motor de combustão interna à ignição diesel, bem como a identificação seus principais tipos, fornecer informações de grande importância para o entendimento do funcionamento dos motores Diesel e abordar os componentes dos motores Diesel, bem como as suas características.
PALAVRA CHAVE
Engrenagem ou pinhão do eixo de manivelas – é fixada na extremidade do eixo de manivelas (3) , com a finalidade de transmitir o movimento de rotação do mesmo ao eixo de cames (5), por meio da sua engrenagem (4).
Engrenagem ou pinhão do eixo de cames – é fixada na extremidade do eixo de cames, com a finalidade de receber o movimento rotativo do eixo de manivelas, por meio da engrenagem, e transmiti-lo ao eixo de cames propriamente dito. Nos motores de 4 tempos, possui o dobro do número de dentes da engrenagem do eixo de manivelas. Já no caso dos motores de 2 tempos, possui o mesmo número de dentes da engrenagem do referido eixo.
Eixo de cames - é uma peça dotada de cames ( excêntricos ), com a finalidade de acionar as válvulas de aspiração e de descarga do motor por meio do tucho, da vareta e do balancim. Mais tarde, veremos que esse eixo pode possuir outra came, normalmente posicionada entre as duas da figura, com o propósito de acionar a bomba injetora individual de cada cilindro, como ocorre nos motores de médio e de grande porte.
Tuchos - são peças que trabalham em contato com as cames, transmitindo o movimento das mesmas às varetas. Nos motores de médio e de grande porte, costumam possuir rodetes para reduzir o atrito com a came.
Varetas - é a peça