Ciclos de vida
Ciclo de vida – é o conjunto de acontecimentos que se dá na vida de um ser vivo desde a sua formação até este originar descendência fértil.
A ocorrência de meiose e fecundação é a responsável pela alternância de fases nucleares, no ciclo de vida: Fase Diplóide ou Diplofase Dá-se entre a fecundação e a meiose;
Resulta da fecundação;
Constituída por células diplóides;
Cromossomas com dois cromatídeos (toda a informação genética) –2n;
Fase Haplóide ou Haplofase
Está compreendida entre a meiose e a fecundação;
Resulta da meiose;
Constituída por células haplóides; Cromossomas com metade da informação genética – n;
Existem vários tipos de meioses e as suas classificações dependem do momento em que estas se realização, no ciclo de vida, e do seu resultado:
Meiose Pós-zigótica – ocorre na primeira divisão do zigoto e por isso após a divisão no mesmo. A Diplofase está reduzida a uma única fase.
Meiose Pré-Gamética – dá-se a formação de gâmetas. Por divisões sucessivas o zigoto torna-se num organismo multicelular constituído por células diploides. Este no período de reprodução produz gâmetas. Na produção destas células dá-se uma redução cromática (meiose). A Haplofase, aqui, é constituída por uma célula Haplóide – gâmetas que aquando a fecundação originam o zigoto.
Meiose Pré-Espórica – o zigoto por divisões sucessivas (mitoses) origina uma entidade multicelular constituída por células diplóides – o Gametófito (Protalo) nesta entidade dar-se-á uma divisão (meiose) que originará células haplóides – esporos. Estas últimas são células reprodutoras que aquando a sua germinação dão origem, cada um, a uma entidade multicelular formado por células haplóides, onde se produzem os gâmetas.