ciclos de vida
Giardia: um elo perdido na evolução das células eucarióticas?
Alguns autores consideram que Giardia apresenta uma ultra-estrutura semelhante à das células eucarióticas mais primitivas. É nucleada, apresentando, curiosamente, dois núcleos idênticos; no entanto, não apresenta mitocôndrias nem cloroplastos, e a ocorrência de outros organitos (como retículo endoplasmático ou aparelho de Golgi) não é consensual entre os diferentes autores.
Existem diferentes espécies de Giardia, que podem infectar vários animais. No homem, o microrganismo vive em condições anaeróbias no interior do intestino, alimentando-se dos produtos mucosos secretados pelos tecidos intestinais. Este microrganismo é um parasita unicelular que, ao longo do seu ciclo de vida, alterna entre duas formas: quisto e trofozoíto.
Os trofozoítos multiplicam-se por bipartição no interior do intestino delgado. Quando os parasitas passam para o intestino grosso, ocorre a formação de quistos, formas resistentes, que podem contaminar aquíferos, constituindo formas infectantes. A infecção por Giardia (giardíase) é uma doença de veiculação hídrica.
1. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta. Uma das medidas tomadas durante um surto de giardíase foi a administração de medicamentos que interferem com a síntese de DNA, em Giardia. Esta medida actua ao nível dos _____, inibindo directamente a _____.
(A) quistos [...] replicação
(B) trofozoítos [...] replicação
(C) quistos [...] tradução
(D) trofozoítos [...] tradução
2. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas à bipartição. A – A bipartição é um processo de reprodução assexuada.
B – Durante a bipartição, podem ocorrer mutações.
C – As células-filhas têm metade do número de cromossomas da célula-mãe.
D – As células-filhas resultantes da bipartição têm diferentes tamanhos.
E – A divisão mitótica dá origem a duas células-filhas.
F – O